Alfagripe

Do inglês, "Alphagrip" é um termo que, traduzido ao pé da letra, poderia significar dipositivo Alfa que se segura firmemente. Na minha interpretação, isso se traduz em um conceito totalmente inusitado de se manipular um periférico de entrada de dados de um computador.

O alfagripe é uma mistura de mause e teclado, parecido com um console de videojogo, que libera o usuário de se encostar em uma mesa para teclar ou operar o mause, já que é possível segurar tal dispositivo livremente, sem qualquer outro apoio além das próprias mãos. Ou seja, em tese, pode-se operar um computador ficando de pé, recostado em uma poltrona ou até mesmo deitado, com as devidas adaptações para visualisar a tela.

Depois de um bom tempo observando o entusiasmo dos usuários de tal dispositivo, finalmente resolvi encomendar um para saber se me traria tanto conforto como apregoado. E, logicamente, para poder usá-lo confortavelmente, estudei uma forma de remapear a disposição de suas teclas, adequando um arranjo específico para o idioma português, baseado nos trabalhos de Ari Caldeira, com seu (e nosso) Teclado Brasileiro Nativo?.

Arranjo otimizado das teclas

Apresento aqui os resultados a que cheguei, para que outros possam avaliar, testar, sugerir melhoras, enfim, fazer evoluir tal arranjo para o alfagripe brasileiro.

Remapeamento com o XKB

Recebi o dispositivo e criei um remapeamento adequado para a Língua Portuguesa: symbols_br_ag5

Esse é um arquivo que requer algum conhecimento técnico sobre o XKB, no Linux. Para usá-lo, tem-se que editar alguns outros arquivos de configuração. Para maiores detalhes sobre como proceder, leia esta página, em inglês, principalmente seguindo os linques ao final dela:

http://freedesktop.org/wiki/Software/XKeyboardConfig

Sugestão para definição genérica

Para que se possa ter tal dispositivo independente dos controladores de teclado planos existentes, deve-se reprogramar os sinais gerados pelas teclas do alfagripe. Mas isso fica para uma aplicação futura.

O primeiro passo seria definir nomes para cada tecla do dispositivo. Escolhemos arbitrariamente a convenção mostrada na figura abaixo.

Uma observação interessante é a numeração dos dedos, no terceiro algarismo das seqüências escolhidas, para nomear cada tecla:

  1. Indicador
  2. Médio
  3. Anular
  4. Mindinho
  5. Polegar

Treinamento

E para se treinar com o leiaute implementado, sugerimos o programa Klavaro e o arquivo de treinamento para ser usado com ele: ag5_br.kbd.txt

Para poder usar esse arquivo, tem que renomeá-lo para "ag5_br.kbd" e copiá-lo para a pasta de configuração que o programa deve ter criado no seu subdiretório pessoal de usuário: "$HOME/.config/klavaro" (em sistemas GNU/Linux).

Referências

Para maiores informações sobre o alfagripe, em inglês, acesse: http://alphagrips.com